Julho sem plástico

Julho sem plástico

Este ano decidi aceitar o desafio Plastic Free July.

Ao se registarem, podem comprometer-se a não utilizar plásticos de uso único ou mesmo a não utilizar nenhum material plástico durante um determinado período de tempo.

Ao longo do período tempo que escolherem vão recebendo mensagens de encorajamento e dicas para vos ajudar a continuar o desafio.

O movimento australiano Plastic Free July disponibiliza também uma lista de alternativas a plásticos de uso único e outros recursos e dicas para nos inspirar a ter uma vida menos plastificada.

O primeiro passo é, sem dúvida, perceber os nossos hábitos de consumo para planear o que podemos mudar. Mesmo se não conseguirmos eliminar o plástico das nossas vidas na totalidade, existem de certeza pequenas coisas que ainda podemos fazer. Na verdade, todas as pequenas mudanças contam.

Para inspiração, deixo-vos algumas dicas que me ajudaram a reduzir a quantidade de plástico que utilizo.

 

Sem dúvida que a maior parte do plástico que trazia para casa provinha dos supermercados. Comecei então a privilegiar mercados locais e a comprar legumes e frutas sem embalagens, usando os meus próprios sacos reutilizáveis.

Ter uma alimentação o mais simples e natural possível, ajuda neste desafio pois acabo por não comprar tantos produtos processados que vêm, quase de certeza, embalados em materiais plásticos. Decidi, por exemplo, começar a fazer o meu próprio húmus, iced tea e hambúrgueres – muito mais saudáveis, sem aditivos ou açúcares adicionados e, modéstia à parte, bastante saborosos!

Algumas semanas também preparo as minhas refeições para levar para o trabalho e de modo a evitar comprar o almoço fora. Caso não tenha tempo para o fazer, cozinho a minha refeição da noite em dobro – e levo o resto comigo no dia seguinte.

Além disso, não saio de casa sem a minha garrafa de água e copo de café reutilizável.

 

Há alguns meses decidi experimentar alguns produtos cosméticos zerowaste e confesso que não penso em voltar aos produtos tradicionais. Uso um champô e desodorizante sólidos, sem qualquer tipo de embalagem e um creme facial acondicionado num frasco de vidro com tampa de alumínio. Para hidratar o corpo e como máscara de cabelo, tenho utilizado óleo de côco, que também comprei numa embalagem de vidro. Além disso faço também o meu champô seco que coloco num frasco de vidro reutilizado de especiarias. 

Partilhem as vossas experiências com os vossos amigos e família mas também conosco, através das nossas redes sociais! 

 

Joana

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *