Ecosia
Provavelmente já terão ouvido falar deste motor de busca que planta árvores cada vez que o utilizamos. Mas será mesmo assim? Como funciona? Quem planta as nossas árvores?
Ecosia.org é um motor de busca, tal como o tradicional Google, mas com uma particularidade interessante: 80% dos lucros provenientes dos anúncios associados à sua busca vão para programas de apoio à reflorestação.
Ou seja, cada vez que fazemos uma pesquisa na internet através do Ecosia surgem anúncios específicos relacionados com a pesquisa que se efectuou e ao clickar no anúncio, o motor de busca recebe dinheiro.
Quando se explora um pouco mais o dito motor de busca, encontramos testemunhos de alguns dos beneficiados com o programa de apoio à reflorestação e um mapa com o destino dos fundos obtidos (sobretudo África e América do Sul). Bem visível, está um contador com o valor total investido nos programas e o número total de árvores plantadas (a 0,20 euros por árvore) por todos os utilizadores. Mas, ao tornar o Ecosia na nossa página inicial ficamos com o nosso contador pessoal, simbólico, disponível no canto superior direito da nossa página, actualizando o número de pesquisas efectuadas e o equivalente, em média, ao número de árvores plantadas.
Mas será tudo isto verdade? Estou mesmo a contribuir para a reflorestação ao utilizar o motor de busca “Ecosia.org”?
Bem, os autores não se escondem! O presidente e fundador é Christian Kroll, um jovem empresário alemão e a empresa que fundou em 2009 está sediada em Berlim, Alemanha.
Os relatórios financeiros estão disponíveis na página inicial e nestes são detalhados os valores recebidos, os destinos das despesas e qual a percentagem destinada aos programas de plantação de árvores.
A página exibe também, desde 2014, o certificado de Corporação B (B Corporation), atribuído a empresas que procuram alcançar um equilíbrio entre lucro e propósito por uma causa, cumprindo uma série de requisitos de transparência, sustentabilidade social e ambiental.
Numa entrevista à Magazine “Factory”, Kroll traçou como objectivo alcançar o bilião de árvores plantadas até 2020 (à data deste artigo ia nos 34 milhões)! O fundador reconheceu que o “Ecosia,org” ainda não é um motor de busca tão eficiente quanto desejaria mas que estão a trabalhar nesse sentido, não perdendo o propósito ambiental. De facto, apesar de descrito por muitos dos seus utilizadores como um motor de busca simples e fácil de utilizar, não apresenta resultados tão precisos e relevantes quando comparado com o popular Google.
Este parece, no entanto, um projecto com pernas para andar e com mais árvores o nosso planeta só tem a ganhar. E para nós, não custa nada.
Até breve!
Add Comment