Cosmética natural e zero waste

Há vários anos que tenho vindo a procurar marcas de cosméticos cuja composição fosse o mais natural possível. No entanto, quando comecei tentar reduzir a quantidade de plástico que utilizava no meu dia-a-dia, encontrar opções que adicionalmente não gerassem muito desperdício, tornou-se um pouco mais difícil.

A verdade é que à medida que comecei a tomar consciência da quantidade de lixo que produzia, comecei a perceber que grande parte daquilo que possuía não eram coisas, de todo, essenciais. Rápido me apercebi que não era preciso encontrar alternativas sem plástico para todos os meus produtos cosméticos, mas que conseguia cuidar da minha pele com muitos menos produtos poupando em tempo e dinheiro.

Neste artigo vou partilhar convosco os cuidados que tenho com a minha pele diariamente bem como os produtos alternativos que tenho vindo a utilizar, com resultados bastante positivos.

Óleo de coco em vez de desmaquilhante

Costumava utilizar água micelar ou desmaquilhante de olhos para remover a maquilhagem ao fim do dia, maioritariamente rímel ou eyeliner. Após ter lido sobre as várias maneiras em que o óleo de coco pode ser usado na cosmética, decidi testar a sua eficácia na remoção de maquilhagem. Os resultados são impressionantes e recomendo vivamente a testarem por vocês próprios. Basta derreter um pouco de óleo de coco entre as mãos, massajar suavemente nos olhos e retirar com uma toalha ou um disco desmaquilhante reutilizável humedecidos. Para além de ser natural e eficaz, o óleo de coco encontra-se frequentemente em boiões de vidro bastante grandes, em supermercados e lojas de produtos naturais. 

Sabão em vez de gel de limpeza

Se antes lavava a cara com um gel de limpeza, hoje prefiro um sabão. Ao fazer esta troca, estamos não só a reduzir a quantidade de substâncias químicas que entram e contacto com a nossa pele, mas também a reduzir a quantidade de embalagens de plástico que utilizamos. Um dos nossos tipos de sabão preferidos são os da marca Living Naturally – feitos à mão no Reino Unido a partir de ingredientes vegan, naturais e orgânicos, de origem ética e sustentável. Nenhum dos produtos Living Naturally contém lauril sulfato de sódio (LSS), parabenos, óleos minerais, óleo de palma, aditivos artificiais ou fragrâncias. Neste momento temos disponíveis sabões de nozes de saponária de carvão ativado e de leite de aveia e calêndula, com diferentes ingrediente e propriedades. Vêm acondicionados num saquinho de algodão que facilmente pode ser reutilizado quando o sabão acabar.

Bálsamo hidratante em embalagem de vidro

Após limpar a pele, há que a hidratar. Encontrei no bálsamo hidratante da Living Naturally a solução ideal para hidratar e nutrir a minha pele. Este produto encontra-se acondicionado num boião de vidro, com uma tampa de alumínio. Isto significa que quando o produto acabar, a embalagem é totalmente reciclável; alternativamente, pode-se reutilizar de variadas maneiras. A quantidade de produto necessária para aplicar no rosto é bastante pequena, sendo que uma só embalagem vai durar largos meses. Se estiverem à procura de um bálsamo facial zero waste e natural, dêem uma espreitadela à nossa loja.

Alimentação e hidratação

 

Já não é segredo que ter uma alimentação saudável e rica em frutas, legumes e cereais integrais, bem como beber uma quantidade adequada de água influenciam positivamente a saúde da nossa pele.

 

 

Esperamos que ao partilhar alguns dos nossos hábitos, dicas e produtos de eleição, tenhamos inspirado os nossos leitores a optar por produtos, embalagens e marcas mais sustentáveis.

Boa semana e até breve!

J

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *