Conhece a Verney

Nós, nas Ecosisters, saudamos todas as iniciativas e marcas que procuram reduzir o desperdício, salvaguardar os recursos do planeta e que trabalham em prol do ambiente; mas sentimo-nos especialmente entusiasmadas quando se trata de uma empresa ou projecto português!

Foi, por isso, com grande alegria que descobrimos a Verney. É uma marca de calçado inteiramente vegan, que não utiliza materiais de origem animal, não testa em animais e com uma profunda consciência ambiental na hora de escolher os produtos do seu calçado, não descurando a qualidade e durabilidade procurando combater, assim, o consumo desenfreado. Toda a confeção, da idealização à produção, é realizada em Portugal.

Claro que ficámos curiosas e quisemos saber mais sobre este projeto.
Ao fim da entrevista, deixamos também as informações necessárias para quem quiser participar num sorteio de caráter solidário organizado pela Verney.

entrevista

[Ecosisters] Como surgiu a ideia e o projeto Verney?

[Verney] A Verney surgiu pela mão do Cristóvão Soares e do Dani Barreiro que já tinham algum know-how na indústria do calçado e, igualmente, alguma experiência e conhecimento técnico na área.
A determinada altura, decidiram aliar os seus valores pessoais ao conhecimento de causa e daí nasceu a marca Verney.

Todos nós, dentro da empresa, não acreditamos, nem tão pouco apoiamos qualquer tipo de ofensa à integridade do animal ou qualquer ato que signifique a destruição do meio ambiente.

Por isso mesmo, a ideia de criar sapatos vegan, sob o nome Verney surgiu do nosso entendimento de que não necessitamos de utilizar animais nas nossas peças de roupa e calçado, isto é, não se trata de uma necessidade básica, nem tão pouco é sinónimo de qualidade, porque como tudo, existem peles de qualidade e peles de muito má qualidade, assim como, existem outros materiais que se podem
equiparar à qualidade de algumas peles verdadeiras. A ideia de que “a pele é que é boa e traz conforto” é uma ideia arcaica e irracional que fomos enraizando e levando ao extremo ao longo dos tempos.
Assim, a Verney assenta em valores e princípios que consideramos serem importantíssimos, como a partilha, o amor, a igualdade, a entreajuda, etc. Também inerente a isto surge o nosso sloganchoose your way” que pretende passar a ideia de que todos temos várias opções ao nosso dispor e a escolha é apenas nossa, tanto na vida, como nos hábitos de consumo.

verneystore.com – Sobre Nós

[ES] Que produtos e materiais fazem parte do vosso calçado? 

[V] Um dos principais motes da Verney é a intemporalidade. O nosso objetivo, desde início, sempre foi criar calçado intemporal e moderno e fugir à caricatura de que calçado ecológico tem necessariamente que ser alternativo e que não é para todos os gostos. Por isso, inicialmente, começamos a produzir sapatos à base de microfibras que são materiais sintéticos, mas que permitem características muito similares à pele verdadeira, desde à aparência, à durabilidade e conforto. Na altura, ainda não eram conhecidos outros materiais que nos permitissem garantir modelos sóbrios e adaptáveis a praticamente todos os estilos. Na altura, calçado ecológico era sinónimo de calçado “esquisito”. Entretanto e como somos uma equipa permanentemente insatisfeita fizemos várias pesquisas e visitamos várias feiras, nomeadamente em Milão, para descobrir materiais mais inovadores e com um caráter mais ecológico e sustentável.

Por isso, nestes novos modelos já estamos a inserir materiais reciclados, como as garrafas plásticas recicladas e recolhidas no Mar Mediterrânico, as roupas recicladas, mas também, fibras naturais, como os cereais, o coco e o bambu.

Todos estes materiais puderam ser inseridos no nosso calçado porque conseguem cumprir e garantir todos os requisitos para responder ao nosso objetivo de criar sapatos modernos, sóbrios e que se adaptam a todas as pessoas, vegan ou não.

alt text

verneystore.com – Como são produzidos os sapatos da Verney?

[ES] Há algum compromisso com a durabilidade ou conforto na utilização de produtos e materiais sustentáveis e recicláveis?

[V] Claro que sim! O principal compromisso é também esse: queremos materiais sóbrios, mas que acima de tudo, garantam as características mais importantes em todo o tipo de calçado, ou seja, o conforto, a durabilidade e a resistência. Todos os nossos materiais são certificados segundo normas que garantem o cumprimento de vários requisitos, nomeadamente, as normas oeko tex. A ideia é que não se notem diferenças no design, nem na ergonomia, ou melhor, se se notarem que seja por serem ainda melhores que outras opções no mercado.

 

[ES] Qual tem sido o feeedback e a receção do público em geral?

[V] O público tem reagido muito bem ao nosso produto. Temos feedbacks como:
“Parabéns pelo projeto. Continuarei deste lado a acompanhar o vosso crescimento, consciente e sustentável.”;
“Gosto imenso do conceito e da proximidade de comunicação com o cliente. Acho que ainda têm muitos modelos para explorar e têm tudo para chegar longe. Obrigada por existirem”;
“Adoro os valores da marca (ethical e vegan), e tenho usado as minhas botas quase todos os dias desde que as comprei (Natal) e continuam em ótimo estado”.
O único senão é mesmo a questão do preço. O público, em geral, considera o artigo caro, mas quem já é nosso cliente e experimentou os nossos sapatos sabem e reconhecem que é um preço justo, porque os materiais têm componentes inovadores, não são fáceis de encontrar e realmente conferem muita qualidade ao artigo final. Além disso, são produzidos em Portugal, por mão de obra qualificada, valorizada e reconhecida, o que não permite ter um produto tão barato como as pessoas estão habituadas a comprar na fast fashion. Mas, em geral, estamos muito satisfeitos com a recetividade do público.

verneystore.com

[ES] Acreditam que a população portuguesa está hoje mais consciente para os problemas ambientais?

[V] Acreditamos que as pessoas estão a ficar cada vez mais conscientes para a necessidade de mudarmos os nossos hábitos de consumo para outros mais sustentáveis.

No entanto, é um caminho longo a percorrer e existem muitas mudanças a fazer, algumas delas que significam uma grande viragem no estilo de vida, que já foi sendo enraizado ao longo dos anos.

E, uma vez que, principalmente no mercado português, a população é maioritariamente envelhecida, acaba por compreender esta luta como uma tendência de moda e não como uma necessidade, o que torna mais complicada esta mudança. No entanto, as novas gerações já estão mais conscientes, também influenciadas por aquilo que é passado nas redes sociais e que acaba por ser um grande meio de sensibilização e de oportunidade para a consciencialização. Por isso, cremos que, embora seja um processo que ainda vai demorar algum tempo, já começa a dar os seus frutos e já temos muitas pessoas verdadeiramente preocupadas em resolver questões ambientais através de várias ações ativistas e com projetos que visam a sustentabilidade.

Sara Pinheiro, Verney

verneystore.com – Blog

sorteio solidário

A contribuição da Verney não se fica pela loja. É possível visitar também o seu blogue de consciencialização ecológica com dicas e sugestões pró-ambientais.

Nas redes sociais decorre neste momento uma campanha solidária de apoio a associações ligadas à protecção do meio ambiente, dos animais e com missões de responsabilidade social. O primeiro sorteio vai reverter os donativos para a SOSAnimal – Grupo de Socorro Animal de Portugal.
Para participar no sorteio basta fazer uma doação, sem valor mínimo – espreita o vídeo abaixo.

Sorteio Solidário

Na Verney gostamos de nos aliar a causas que marcam a diferença!Nos próximos meses vamo-nos aliar a diferentes associações que lutam pela proteção dos animais, do meio ambiente e pela igualdade de género

Vale a pena visitar!

Loja: https://verneystore.com

Blogue: https://verneystore.com/blog/

Facebook: https://www.facebook.com/verneystore/

Instagram: https://www.instagram.com/verneystore/

 

PS: Se tens, ou conheces alguém que tenha uma iniciativa ou projecto com uma vertente vegan, ecológica e pró-ambiental entra em contacto connosco por aqui.

Até breve!