Conhece a Poção Mágica
conhece a poção mágica

A Ecosisters nasceu da nossa vontade de partilhar dicas e produtos para reduzir o nosso impacto no planeta. Ao longo da nossa caminhada, temos encontrado projetos fenomenais, que partilham os nossos valores e que lutam pela mesma causa. Estes projetos são uma fonte de inspiração imensa e, conhecê-los ajudou-nos a crescer a vários níveis e a aprender a conectar com a Mãe Terra ainda mais.
Foi para partilhar projetos inspiradores como este, que criámos a categoria do blog Entrevistas, onde os damos a conhecer, bem como a quem está por trás deles.

Desta vez, quisemos conhecer melhor a Poção Mágica, uma marca de biocosmética natural portuguesa que elabora de forma tradicional e artesanal produtos de higiene e cosmética, recorrendo aos princípios da aromaterapia e fitoterapia.
Depois de experimentar (e amar!) os champôs sólidos Poção Mágica decidimos adicioná-los à nossa loja. Confessamos que divulgar e fazer parcerias com projetos nacionais, tem um sabor especial.

entrevista

[Ecosisters] Como surgiu a Poção Mágica?

[Poção Mágica] A Poção Mágica, surgiu numa fase da minha vida em que senti necessidade de me conectar com a natureza. Comecei a interessar-me pelas plantas aromáticas e medicinais, pela forma como os nossos antepassados faziam utilização das mesmas e comecei a fazer bálsamos, óleos e extratos com base nas plantas e nos óleos essenciais.

[ES] Quais são os valores e ideais por trás da marca?

[PM] A nossa missão, passa pelo desenvolvimento de produtos naturais de higiene e cosmética, sem recurso ao uso de conservantes, corantes ou aromas sintéticos.

O nosso objectivo é utilizar apenas ingredientes naturais, de origem sustentável e ecológica, numa símbiose de harmonia com a natureza e com a nossa pele.

Para a concretização deste objectivo, assentamos os nossos valores, de forma resumida, em três pilares que consideramos de grande importância:

  • Qualidade/Rigor/Confiança
    Desde a aquisição e seleção de matérias primas e fornecedores, ao processo de fabrico, colocação do produto final no mercado e acompanhamento pós-venda ao cliente, estes são aspectos fundamentais e que mantemos sempre presentes.
  • Ecologia/Sustentabilidade
    A nossa ligação à natureza está na génese da criação deste projecto por isso, não faria sentido para nós se todas as questões relacionadas com a ecologia e sustentabilidade não tivessem uma forte presença e foco no nosso dia a dia e nas nossas decisões.
  • Conhecimento/Responsabilidade/Ética
    Apostamos diáriamente em adquirir conhecimento e competências que nos possam auxiliar na concretização dos nossos objectivos. A aquisição de conhecimentos é fundamental, para que possamos agir com responsabilidade e ética. Para nós, a ética não se restringe às questões ecológicas mas, também, ao desenvolvimento de toda a nossa atividade, passando pelo cumprimento da legislação e enquadramento legal da mesma.

[ES] Que tipos de produtos oferece a Poção Mágica e quais as suas principais características?

[PM] Na nossa gama de produtos podem encontrar sabonetes e champôs sólidos naturais e biodegradáveis; óleos faciais e corporais 100% puros, orgânicos e elaborados com os princípios da aromaterapia; desodorizante natural e bálsamos herbais com princípios activos das plantas e óleos essenciais.
Em breve, contamos apresentar uma nova linha de produtos, que estão neste momento em desenvolvimento. Nesta nova linha, cerca de 75% dos ingredientes são de origem local, nacional e sustentável. Fiquem atentos!!!

[ES] Em termos de ecologia e sustentabilidade, quais são as vantagens em utilizar produtos Poção Mágica, em comparação aos produtos de higiene e cosmética convencionais?

[PM] Existem dois aspectos principais, que consideramos diferenciadores, o primeiro está relacionado com o tipo de matérias primas utilizadas, o segundo com o processo de fabrico em si. Nos produtos de higiene e cosmética convencionais, são usadas matérias primas, na sua maioria de origem sintética. No nosso caso, usamos somente ingredientes de origem natural e de preferência de proveniência ecológica. Em relação ao processo de fabrico, o nosso processo é maioritamente manual, uma vez que produzimos em pequena escala, o que não é possivel na produção de cosméticos convencionais, uma vez que são produzidos normalmente em grande escala, em unidades industriais.

[ES] E para a nossa pele?

[PM] A nossa pele é o nosso maior orgão e uma proteção muito importante para o corpo humano. Para além do mais, é um orgão sensorial por excelência. Precisa de ser mimado e cuidado com muito carinho.

A produção em pequena escala, permite-nos conhecer e estabelecer uma relação de proximidade com a maioria dos intervenientes no processo, até porque, sempre que nos é possível, privilegiamos a aquisição directamente ao produtor.

A junção de todas estas sinergias, com ingredientes que se podem comer, o carinho e cuidado com que cada produto é elaborado, só pode ser bom, para a nossa pele e para o nosso bem estar, não acham?

[ES] Que tipo de workshops são realizados pela Poção Mágica e onde se pode encontrar a lista dos próximos eventos?

[PM] Os nossos atelieres são direcionados, maioritamente para as áreas de saúde e bem estar, através de workshops de Aromaterapia, Plantas Aromáticas e Medicinais. A par destes temas promovemos também workshops de Produtos de Limpeza Ecológicos, onde partilhamos a nossa experiência de quase 10 anos na utilização deste tipo de produtos.
Podem encontrar toda a informação na nossa página de Facebook, Instagram e brevemente no nosso site.

Facebook: https://www.facebook.com/pocaomagica.pt/

Instagram:@pocaomagica.pt

Site: www.pocaomagica.pt


Sandra Martins, CEO / Co-Founder
Pós-graduada em Cosmetologia pela Faculdade de Farmácia de Lisboa e Aromateraupeuta pelo IPN-Instituto Português de Naturologia