Conhece a BioVó
conhece a BioVó

Hoje trazemos mais uma entrevista aos nossos leitores.
É simplesmente um enorme privilégio ter uma plataforma onde podemos dar a conhecer projetos tão bonitos que partilham os valores do nosso próprio projeto de proteção e apreciação pela natureza e por nós próprios.

Recentemente anunciámos a entrada de mais um produto na Loja Online Ecosisters, os sabonetes BioVó. São sabonetes feitos de um modo artesanal e utilizando produtos naturais  de origem vegetal e mineral como o azeite das Serras de Aire e Candeeiros, respeitando a nossa pele e o planeta.
São simplesmente embalados numa caixa de cartão, que pode ser compostada ou facilmente reciclada.
Podem substituir o gel de banho, sabão das mãos, do rosto e mesmo o esfoliante.
Além disso, a lista dos ingredientes é simples, sem nomes complicados, sendo que sabemos exatamente o que estamos a aplicar na nossa pele.

Neste momento, podem encontrar na nossa loja os seguintes sabonetes:

  • Sabonete Natural de Alfazema e Tea Tree
    Com óleo de coco e manteiga de cacau biológicos e óleo de rícino. Aromatizado com óleo essencial de alfazema e de tea tree. Ideal para peles sensíveis e com tendência para borbulhas.
  • Sabonete Natural de Cacau e Menta
    Com óleo de coco e manteiga de cacau biológicos, óleo de rícino, cacau biológico em pó e óleo essencial de hortelã-pimenta. Tem efeito refrescante (e um aroma delicioso!).
  • Sabonete Natural de Argila Limão
    Com óleo de coco e manteiga de cacau biológicos, óleo de rícino, argila verde e óleo essencial de limão. Ideal para peles oleosas.
  • Sabonete Natural Esfoliante
    Com óleo de coco e manteiga de cacau biológicos, óleo de rícino, sementes de papoila e óleo essencial de alecrim. As sementes de papoila promovem uma esfoliação suave e óleo essencial de alecrim é ótimo na pele oleosa e alivio de eczemas.

Nós quisemos saber mais sobre a BioVó e a Verónica, fundadora da marca, prontamente se disponibilizou para responder às nossas perguntas.

Deixamos a entrevista em baixo, esperamos que gostem de conhecer esta marca nacional eco tanto quanto nós!

Até breve,

Ecosisters

Sabonetes BioVó

entrevista

[Ecosisters] Conta-nos como surgiu a Biovó.

[BioVó] Desde sempre que sou uma defensora da sustentabilidade e após o nascimento do meu filho em 2015 decidi avançar com este projeto que se desenhava há já vários anos na minha cabeça. Trabalhava com Bióloga numa Quinta de Educação Ambiental, mas queria ter tempo para mim e para a minha família. Foi nessa altura que a BioVó começou a ganhar forma. Comecei por dinamizar workshops, onde ensinava os meus alunos a produzir os seus próprios cosméticos e a cuidar de si e da sua família de uma forma mais natural. O sonho cresceu e decidi criar o meu espaço de forma a poder comercializar os meus cosméticos, permitindo, assim, que estes chegassem de uma forma SEGURA a cada vez mais pessoas.

 

[ES] Quais são os valores e ideais por trás da marca?

[BV] Respeito pela natureza, comercio justo, com ingredientes locais e biológicos.

 

[ES] Que tipos de produtos oferecem e quais as suas principais características?

[BV] Disponibilizamos 6 sabonetes naturais, 5 bálsamos corporais, 1 esfoliante de sal e 3 sais de banho.

Todos os produtos são produzidos por mim artesanalmente, com ingredientes naturais de origem vegetal e mineral.

Destacam-se dois ingredientes da zona de onde a BioVó está sediada, o azeite e o sal de Rio Maior, ambos ingredientes produzidos no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros. Todos os produtos respeitam a pele, não a danificando e protegendo.

Sabonete natural de cacau e menta da marca BioVó

[ES] De que modo é que utilizar estes produtos é ambientalmente mais sustentável, quando em comparação com produtos de higiene e cosmética convencionais?

Alem das embalagens serem sustentáveis e recicláveis, sem utilização de plástico, apenas com recurso a papel, cartão e vidro, os ingredientes utilizados são de origem biológica e/ou locais. Além disso são biodegradáveis, portanto a sua utilização tem um impacto nulo no ecossistema.

 

[ES] E para a nossa pele, existem vantagens? 

[BV] Sim, são preparados com recurso a ingredientes naturais que não danificam a pele e além disso proporcionam uma excelente hidratação, limpando e protegendo.

Sabonetes BioVó

[ES] Achas que a procura para este tipo de produtos tem vindo a aumentar? Qual é, na tua opinião, o motivo?

[BV] Sim, felizmente há cada vez mais pessoas preocupadas em adquirir produtos naturais, artesanais e sustentáveis. Além dos benefícios na saúde e na pele, a população começa a ter interesse também em reduzir a sua pegada ecológica.

 

[ES]  A Biovó foca-se não só na produção de cosméticos naturais, mas também na dinamização de workshops. O que se pode esperar destes workshops e onde se pode encontrar a agenda Biovó?

[BV] Foi por onde a BioVó começou e ensinar é uma grande paixão. Nos workshops da BioVó desmistificamos o mundo da cosmética natural, sustentabilidade e naturopatia onde todas as pessoas têm a capacidade de aprender sobre cada tema de uma forma simples, divertida e didáctica. Em todos os workshops há uma introdução teórica ao tema, seguida de uma componente prática, onde os participantes têm a oportunidade de produzir algo relacionado com o tema.
A agenda está disponivel em www.biovo.pt/workshops

Workshops BioVó

Podem seguir a BioVó através das seguintes plataformas:

https://www.biovo.pt/home

Facebook & Instagram

 

Verónica Paiva

Fundadora da BioVó